Conselhos escolares de Osasco debatem a gestão democrática
Representantes dos 134 conselhos escolares de Osasco, município da região metropolitana de São Paulo, discutem nesta sexta-feira, 29, a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação, que fazem parte dos eixos da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), a realizar-se em abril de 2010. O encontro, que será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Bittencourt, vai reunir cerca de 300 conselheiros.
Paulo Sérgio Marcelino, que é responsável pelos conselhos escolares de Osasco, explica que a gestão democrática é o tema da conferência que fala diretamente com a realidade dos conselhos, uma vez que eles representam a comunidade na vida da escola. Na reunião, eles vão analisar o significado da gestão democrática, avaliar como ela acontece nas suas escolas e fazer propostas que serão apresentadas na conferência intermunicipal preparatória da Conae, que ocorrerá na cidade nos dias 5 e 6 de junho.
Em todo o país, antecedem a Conae conferências municipais, intermunicipais, regionais e estaduais, além de encontros e reuniões, para debater o tema central e os seis eixos da conferência nacional. O tema central é Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação. Em 2009, os debates são nas escolas, conselhos, municípios e estados, instâncias que elegem os delegados que os representarão na Conae, em 2010.
Segundo Paulo Sérgio, o município de Osasco renovou os conselhos das 134 escolas em eleições diretas realizadas nos dias 30 e 31 de março deste ano, que contou com quatro mil candidatos aos cargos.
Ionice Lorenzoni