Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Diretores e secretários de educação iniciam avaliação do Saeb 2019
Início do conteúdo da página
Proficiência

Quase 2 mil estrangeiros farão exame de língua portuguesa

  • Segunda-feira, 25 de abril de 2011, 14h47
  • Última atualização em Segunda-feira, 25 de abril de 2011, 14h47
As provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), serão aplicadas nos dias 27 e 28 de abril. O exame, que certificará estrangeiros e brasileiros que não possuem a língua portuguesa como idioma materno, será aplicado para 2.964 pessoas de todo o mundo. A avaliação será realizada em 66 instituições credenciadas como postos de aplicação, distribuídas no Brasil e em mais 26 países da América, Europa, África e Ásia.

O Celpe-Bras é formado por duas avaliações: uma escrita, com duração de duas horas e meia, e uma oral, com 20 minutos. Os participantes do exame poderão se certificar em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Os resultados estão previstos para o dia 27 de junho, com divulgação no Diário Oficial da União e na página do Celpe-Bras na internet. O certificado será emitido pelo Ministério da Educação e é o único documento reconhecido oficialmente no Brasil.

Os examinados receberam as instruções sobre o local e os horários do exame, parte escrita e oral, pelo posto aplicador, escolhido no momento da inscrição. Os candidatos têm pelo menos 16 anos e formação mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Internacionalmente, o Celpe-Bras comprova a competência na língua portuguesa, sendo aceito em empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Assessoria de Imprensa do Inep

Assunto(s): Celpe-Bras
X
Fim do conteúdo da página