Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Andifes promove prêmio de jornalismo
Início do conteúdo da página
Enem

Elaboração de itens para o banco nacional é permanente

  • Quinta-feira, 27 de outubro de 2011, 16h17
  • Última atualização em Quinta-feira, 27 de outubro de 2011, 16h17
O banco nacional de itens existe desde que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a fazer as primeiras avaliações do ensino no país. A partir de 2010, foi instituída a elaboração periódica de questões. Esse processo ocorre, em média, três a quatro vezes ao ano.

A elaboração de itens para o banco é feita por professor da educação básica ou superior, que seja servidor público, com experiência em sala de aula e na elaboração de questões para avaliações. A convocação é feita por chamada pública. O Inep seleciona entre os inscritos aqueles que atendem os critérios estabelecidos e a eles oferece formação.

O professor selecionado assina termo de sigilo e se compromete a apresentar itens inéditos. A produção das questões ocorre no Inep. Ao chegar, o professor é identificado e acomodado em lugar restrito e recebe senha e login para inserir os itens. Para garantir a segurança do trabalho, a sala é supervisionada por câmeras. As reuniões para elaboração de itens têm duração de cinco a sete dias. Cabe ao Inep informar ao professor quais áreas do conhecimento necessitam de questões e o grau de dificuldade de cada uma delas.

De posse dos pedidos e das informações, o professor inicia o trabalho. Quando o conclui, insere a questão no computador. A partir daí, cabe a um revisor, desconhecido do professor-formulador, avaliá-la. Atendidos os parâmetros solicitados, o item vai para o banco do Inep. Caso não atendidos, a questão é devolvida ao professor, com informações sobre o que deve ser melhorado.

Quando o Inep aceita o item, ele é registrado em rede segura, com acesso restrito e extremo sigilo. A partir daí, as questões estão prontas para a fase de pré-teste.

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): Enem , itens , banco nacional
X
Fim do conteúdo da página