Matemática
Outros 902 alunos de instituições públicas foram premiados com medalhas de prata e 3.102 com bronze. Para 40.930, foi reservada menção honrosa. Participaram dessa edição da olimpíada 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas públicas de todo o país.
A competição, realizada desde 2005 pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas.
A Obmep oferece ainda aos medalhistas 4,5 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr. visa a aprofundar o conhecimento matemático dos bolsistas, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões da disciplina.
O ministro Mercadante agradeceu a participação de todos os estudantes e destacou a importância das bolsas de formação. “As bolsas estão garantidas e devem ser de R$ 150”, disse. “Em contrapartida, os bolsistas auxiliarão os demais alunos da escola.”
Assessoria de Comunicação Social
Olimpíada das escolas públicas premia os alunos vencedores
Outros 902 alunos de instituições públicas foram premiados com medalhas de prata e 3.102 com bronze. Para 40.930, foi reservada menção honrosa. Participaram dessa edição da olimpíada 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas públicas de todo o país.
A competição, realizada desde 2005 pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas.
A Obmep oferece ainda aos medalhistas 4,5 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr. visa a aprofundar o conhecimento matemático dos bolsistas, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões da disciplina.
O ministro Mercadante agradeceu a participação de todos os estudantes e destacou a importância das bolsas de formação. “As bolsas estão garantidas e devem ser de R$ 150”, disse. “Em contrapartida, os bolsistas auxiliarão os demais alunos da escola.”
Assessoria de Comunicação Social