Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Recursos tecnológicos e aulas criativas estimulam estudantes
Início do conteúdo da página
Matemática

Olimpíada das escolas públicas premia os alunos vencedores

  • Quarta-feira, 19 de junho de 2013, 14h44
  • Última atualização em Quinta-feira, 20 de junho de 2013, 15h24
Em cerimônia no Rio de Janeiro, foram premiados nesta quarta-feira, 19, com medalhas de ouro, 500 estudantes que participaram da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2012. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da cerimônia de entrega das medalhas.

Outros 902 alunos de instituições públicas foram premiados com medalhas de prata e 3.102 com bronze. Para 40.930, foi reservada menção honrosa. Participaram dessa edição da olimpíada 19,1 milhões de estudantes de 46,7 mil escolas públicas de todo o país.

A competição, realizada desde 2005 pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. O objetivo da olimpíada é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas.

A Obmep oferece ainda aos medalhistas 4,5 mil bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Com duração de um ano, o PIC Jr. visa a aprofundar o conhecimento matemático dos bolsistas, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões da disciplina.

O ministro Mercadante agradeceu a participação de todos os estudantes e destacou a importância das bolsas de formação. “As bolsas estão garantidas e devem ser de R$ 150”, disse. “Em contrapartida, os bolsistas auxiliarão os demais alunos da escola.”

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): matemática , olimpíada , Obmep
X
Fim do conteúdo da página