Unidade do RS realiza captação de órgão para transplante
No início deste mês, ocorreu a primeira captação de órgãos de 2017 no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). Profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Geral identificaram morte encefálica de uma paciente e, assim, iniciaram os encaminhamentos para a remoção de dois rins.
A captação foi possível por meio da atuação da Organização de Procura de Órgãos e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O grupo, que atua no HU-Furg, acompanha o processo de diagnóstico de morte encefálica e realiza entrevista com a família do possível doador. A doação pode ser realizada somente com a devida autorização.
No caso verificado neste ano, a família acolheu a proposta e consentiu a doação. A equipe de captação de órgãos da Central de Transplantes se deslocou de Porto Alegre para Rio Grande, com a colaboração da Furg, que colocou à disposição veículo e motorista para o transporte até o traslado aéreo.
O HU-Furg faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. A empresa administra atualmente 39 hospitais universitários federais e tem como objetivo a parceria com as universidades, para aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh