Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e indicadores de qualidade da educação superior
Início do conteúdo da página
Medalha Tiradentes

Ministro da Educação recebe a mais importante comenda da PMDF

  • Terça-feira, 03 de abril de 2018, 13h02
  • Última atualização em Terça-feira, 03 de abril de 2018, 17h56


O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu na manhã desta terça-feira, 3, em seu gabinete, em Brasília, a mais elevada comenda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier — Medalha Tiradentes.

“Para mim é um privilégio receber essa homenagem feita pela PMDF”, agradeceu Mendonça Filho. “Tenho uma relação de respeito e apreço às policias militares de todo o Brasil. São servidores públicos de primeira linha e com uma missão absolutamente nobre, defender a população, o direito de ir e vir e a integridade física dos brasileiros”.

O ministro aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da formação e capacitação daqueles que ingressam na carreira policial: “Os oficiais precisam ter uma formação qualificada, tanto do ponto de vista científico quanto dos direitos humanos. Assim, o investimento nessa área é fundamental”.

Responsável por entregar a medalha a Mendonça Filho, o chefe do Departamento de Educação e Cultura da PMDF e reitor do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), coronel Alexandre Lima Ferro, destacou que a educação é um fator primordial para o desenvolvimento de uma nação e também para o desenvolvimento das instituições de segurança pública. “O ministro da Educação contribuiu decisivamente para o reconhecimento e desenvolvimento do nosso país”, afirmou. “Isso traz eficiência para as corporações policiais no DF e no Brasil. ”

Tradição - A medalha Tiradentes faz parte da tradição da PMDF há mais de três décadas. Foi criada pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011. A honraria tem o propósito de prestar reconhecimento àqueles que se destacaram no exercício de suas funções e motivá-los a continuar o bom trabalho para a comunidade de Brasília.

ISCP – De acordo com o coronel Ferro, a PMDF é a única polícia do Brasil que possui um instituto superior de ciências policiais. Trata-se de uma instituição pública, credenciada pelo MEC, mantida e organizada pela PMDF, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão não só a policiais, mas também a trabalhadores do sistema prisional e à comunidade de todo o país.

O ISCP oferece o bacharelado em ciências policiais e tecnólogo em segurança pública e pós-graduações em docência do ensino superior; direito penal e processual penal militar; gestão estratégica em segurança pública e especialização em ciências policiais.

Ferro acredita que as oportunidades de capacitação têm mantido o padrão de eficiência policial, apesar dos números que demonstram uma queda no efetivo nos últimos cinco anos.

 Clique aqui para conhecer o ISCP.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página