Inep abre inscrições para a edição de 2018 do exame de proficiência
Interessados em prestar o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2018 devem se inscrever até 13 de julho. Disponíveis na página do Inep por meio do link específico do Celpe-Bras, as inscrições foram abertas na segunda-feira, 18, e se destinam a estrangeiros e brasileiros que, residentes no Brasil ou no exterior, não tenham o português como língua materna. Este ano, o exame terá ampliação do prazo de aplicação de três para cinco dias, com provas entre 1º e 5 de outubro.
Para fazer a inscrição, o participante deve criar uma senha e informar o número de passaporte ou documento de identificação válido no país de realização do exame. Após o preenchimento dos dados solicitados, é preciso pagar a taxa de inscrição de acordo com as orientações do posto aplicador escolhido na inscrição – local onde o comprovante deve ser entregue até 18 de julho. O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador, sendo de, no máximo, R$ 200 para postos credenciados no Brasil e, para os credenciados no exterior, de US$ 100.
As inscrições só serão confirmadas a partir do comprovante de pagamento, exceto nos postos que oferecem o exame gratuitamente. O período de homologação será de 18 de junho a 23 de julho, sendo de total responsabilidade do posto aplicador. Para verificar o status de sua inscrição, o participante deverá acompanhá-la na página do Inep. Após a homologação, o posto aplicador fará o agendamento do dia e horário para a realização da parte oral.
Os postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior vão assegurar atendimento especializado e específico ao participante que, durante a inscrição, solicitar e comprovar necessidade desse recurso. Também nessa etapa, deve ser solicitado o auxílio ou o recurso necessário.
Celpe-Bras – O exame é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, para fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em instituições de ensino superior no Brasil; e, no exterior, em representações diplomáticas e missões consulares brasileiras, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
A prova é dividida em parte escrita e parte oral. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do candidato em tarefas e em uma interação face a face que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro interessado no idioma português.
Clique aqui para fazer a inscrição.
Veja a relação dos postos aplicadores do Celpe-Bras 2018.
Assessoria de Comunicação Social