Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro Rossieli Soares recebe medalha da Ordem de Rio Branco no Palácio do Itamaraty
Início do conteúdo da página
Homenagem

Ministro Rossieli Soares recebe medalha da Ordem de Rio Branco no Palácio do Itamaraty

  • Quarta-feira, 20 de junho de 2018, 19h31
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de junho de 2018, 21h19


O ministro da Educação, Rossieli Soares, foi condecorado, nesta quarta-feira, 20, com a medalha da Ordem de Rio Branco, no grau Grã-Cruz, pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A cerimônia de diplomação e entrega da comenda, a mais elevada honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, ocorreu no gabinete oficial do Palácio do Itamaraty.

“É uma grande honra receber a medalha que traduz a importância dessa relação entre educação e relações internacionais, que são comandadas pelo Itamaraty, mas são estratégicas para o Brasil”, disse Rossieli. “Quando falamos disso, nos referimos a pesquisas avançadas, ensino nas universidades, recebendo e enviando alunos pelo mundo. Então, esta relação é muito umbilical, pois os temas internacionais também se dão pelo processo educacional.”  

O ministro Aloysio Nunes justificou a homenagem ressaltando os serviços prestados pelo comandante do Ministério da Educação na educação brasileira, como a continuidade dos trabalhos para a reforma do ensino médio, os hospitais escola geridos pelo MEC e os institutos federais. Ele destacou, ainda, a relação de proximidade entre as duas pastas e os projetos para o avanço da educação brasileira, como os elaborados com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, lembrou que Rossieli tem uma vida profissional dedicada à missão de educar (Foto: André Nery/MEC)

“O ministro é um educador importante, com uma vida profissional dedicada a essa missão. Está terminando agora uma série de projetos muito relevantes para dar sequência a todo trabalho que vem sendo feito pelo Governo Federal. Essa Ordem do Rio Branco tem exatamente essa finalidade, sendo instituída para homenagear pessoas que, pela sua atividade e biografia, contribuem para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Homenagem – A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. A honraria, assim intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem. É a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais.

20/06/2018 Aloysio Nunes - Ministro/MRE - Entrega da Medalha e diplomação de Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco ao Ministro Rossieli Soares

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página