Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Um dos esportes mais antigos do mundo vira moda no Sul
Início do conteúdo da página
Homenagem

Ministro Rossieli Soares recebe medalha da Ordem de Rio Branco no Palácio do Itamaraty

  • Quarta-feira, 20 de junho de 2018, 19h31
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de junho de 2018, 21h19


O ministro da Educação, Rossieli Soares, foi condecorado, nesta quarta-feira, 20, com a medalha da Ordem de Rio Branco, no grau Grã-Cruz, pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A cerimônia de diplomação e entrega da comenda, a mais elevada honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, ocorreu no gabinete oficial do Palácio do Itamaraty.

“É uma grande honra receber a medalha que traduz a importância dessa relação entre educação e relações internacionais, que são comandadas pelo Itamaraty, mas são estratégicas para o Brasil”, disse Rossieli. “Quando falamos disso, nos referimos a pesquisas avançadas, ensino nas universidades, recebendo e enviando alunos pelo mundo. Então, esta relação é muito umbilical, pois os temas internacionais também se dão pelo processo educacional.”  

O ministro Aloysio Nunes justificou a homenagem ressaltando os serviços prestados pelo comandante do Ministério da Educação na educação brasileira, como a continuidade dos trabalhos para a reforma do ensino médio, os hospitais escola geridos pelo MEC e os institutos federais. Ele destacou, ainda, a relação de proximidade entre as duas pastas e os projetos para o avanço da educação brasileira, como os elaborados com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, lembrou que Rossieli tem uma vida profissional dedicada à missão de educar (Foto: André Nery/MEC)

“O ministro é um educador importante, com uma vida profissional dedicada a essa missão. Está terminando agora uma série de projetos muito relevantes para dar sequência a todo trabalho que vem sendo feito pelo Governo Federal. Essa Ordem do Rio Branco tem exatamente essa finalidade, sendo instituída para homenagear pessoas que, pela sua atividade e biografia, contribuem para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Homenagem – A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. A honraria, assim intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem. É a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e homenageia pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais.

20/06/2018 Aloysio Nunes - Ministro/MRE - Entrega da Medalha e diplomação de Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco ao Ministro Rossieli Soares

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página