Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Carteirinhas estudantis já emitidas pelo app continuarão válidas
Início do conteúdo da página
Outras

Campeões de vôlei recebem comitiva do MEC

  • Terça-feira, 09 de outubro de 2007, 09h45
  • Última atualização em Terça-feira, 09 de outubro de 2007, 17h01

Além da medalha de ouro na Olimpíada Colegial, os estudantes de Cruzeiro do Sul receberam certificados de honra ao mérito do governo do Acre (Foto: Sérgio Vale)Rio Branco — O melhor time de vôlei do ensino fundamental brasileiro recepcionou na manhã desta terça-feira, 9, no aeroporto de Rio Branco, o ministro da Educação, Fernando Haddad; a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, e o senador Tião Viana (PT-AC). Orgulhosos, nove meninos, entre 12 e 14 anos, ostentavam as medalhas de ouro ao lado do ministro.

Alunos do Instituto São José, de Cruzeiro do Sul, cidade a 700 quilômetros da capital, eles venceram a Olimpíada Colegial, competição nacional para alunos de 12 a 14 anos do ensino fundamental. A comitiva do MEC chegou ao Acre para o lançamento das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O governador do Acre, Binho Marques, entregou aos estudantes certificados de honra ao mérito e fez questão de mostrar a satisfação do estado em investir na auto-estima do povo acreano. “Antes, havia a idéia de que éramos inferiores por estarmos distantes, no Norte, no meio da floresta. Hoje, temos orgulho de morar na Amazônia, o lugar mais bonito do planeta”, disse.

“Mostramos que também somos grandes”, completou o professor Antônio Carlos Azevedo, técnico do time. O sentimento de superação e de orgulho  tomou conta dos campeões. “Sou Joabe, tenho 14 anos e sou campeão brasileiro”, afirmou, orgulhoso, o estudante Joabe Ibernon, da sétima série, ao se apresentar ao governador.

Para chegar às finais nacionais, a equipe acreana venceu as etapas municipais e estaduais dos Jogos Escolares. O estado investe cerca de R$ 1 milhão, todo ano, para promover a competição e mobilizar 15 mil jovens atletas do ensino fundamental e médio. O resultado mostra que o esporte ajuda a elevar a auto-estima dos estudantes e valoriza o talento.

Ao final do encontro, Haddad, Viana e Marques seguiram para Cruzeiro do Sul, onde inauguram o campus da Floresta, extensão da Universidade Federal do Acre. A secretária Maria do Pilar permaneceu na capital para conhecer escolas da rede pública. O lançamento do PDE ocorrerá às 16h locais (18h em Brasília).

Maria Clara Machado

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página