Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Acompanhe ao vivo: a abertura da Conabe
Início do conteúdo da página
PDE

Cooperação marca primeiro ano do PDE

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 18h04
  • Última atualização em Quarta-feira, 26 de março de 2008, 12h42

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, dia 24, em Brasília, da abertura do 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), termina no dia 27.

Ministro Fernando Haddad participa da abertura do 3º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (Foto: Júlio Paes)O fórum reúne secretários e gestores de educação dos municípios brasileiros com o objetivo de buscar soluções para transformar a educação básica do país, além de divulgar as experiências municipais que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino.

Para o ministro Fernando Haddad, o clima de cooperação entre a União, estados e municípios e a aproximação do MEC com as redes municipais são os fatores que permitiram que as 40 medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estejam em andamento. “Temos a adesão dos 27 estados e de 5,3 mil municípios”, destacou Haddad. No entanto, ele ressaltou que o cumprimento das metas do PDE depende de três fatores: aumento de recursos — dos 4% atuais para 6 ou 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação; melhoria de gestão, que inclui entre outras medidas a valorização dos professores; e a utilização das avaliações em curso, Prova Brasil, Ideb, entre outras, para a definição de políticas públicas que auxiliem os sistemas de educação.

Pesquisa — Nesta terça-feira, dia 25, durante o fórum, será apresentada a publicação Redes Municipais de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. A pesquisa identificou boas práticas de redes municipais de ensino espalhadas em todo o território nacional. Foram visitados 37 municípios que tiveram bons resultados de aprendizagem medidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o ministro, os municípios com baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) têm que aprender com as experiências daqueles que conseguiram alcançar um bom desempenho, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas. “Temos que parar de pensar em médias , somente em médias. Sabemos que o país tem uma enorme disparidade, mas temos que dar visibilidade aos municípios que têm um bom desempenho”, disse o ministro.

Segundo Haddad, escolas que trabalham em rede funcionam melhor, pela troca de experiências, pelo sentido de comunidade e pelo caráter público que elas adquirem.

De acordo com a presidente da Undime, Justina Iva de Araújo Silva, as redes foram escolhidas pelo Ideb e pelos indicadores sociais e econômicos desfavoráveis. “A tendência é divulgar os aspectos negativos. Com a pesquisa, queremos fazer o contrário, socializar as boas práticas”, disse Justina Iva.

O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

Letícia Tancredi


 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página