Caravana da Educação chega a São Paulo
A Caravana da Educação chega a seu último destino, o estado de São Paulo. Nesta sexta-feira, 28, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) será lançado na capital, no Palácio dos Bandeirantes, às 11h. O ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador do estado, José Serra, e especialistas do MEC participarão do evento. Os dirigentes – prefeitos e secretários de educação – dos 645 municípios paulistas foram convidados a comparecer à solenidade, para conhecer e discutir as ações do plano.
Em São Paulo, 597 municípios já aderiram ao Plano de Metas do Compromisso Todos Pela Educação, entre os quais os 17 considerados de atendimento prioritário pelo MEC. Eles estão entre os 1.242 municípios brasileiros com menor Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), abaixo da média nacional de 3,8, numa escala de zero a dez.
A nota do ideb de São Paulo, nas séries iniciais do ensino fundamental, é 4,5. Mesmo acima da média nacional, o estado terá de se esforçar para atingir 6,6 até 2021. A partir da nota do ideb, medida pela primeira vez em 2005, o MEC definiu metas de qualidade, prevendo aumento gradual na nota de cada escola e de cada rede – municipais e estaduais – que devem contribuir para que o país alcance sua meta: nota 6, que corresponde ao desempenho dos países desenvolvidos, até 2021.
Ao aderir ao plano de metas, estado e prefeituras se comprometem a cumprir as 28 diretrizes do compromisso – como a alfabetização de crianças até os oito anos de idade e o acompanhamento individual de cada aluno. Em contrapartida, recebem apoio técnico e/ou financeiro do governo federal.
O objetivo do PDE é atrelar ações das três esferas de governo – federal, estaduais e municipais –, além da mobilização da comunidade, a fim de melhorar a qualidade da educação básica na rede pública. Após a visita a São Paulo, todos os estados da federação e o Distrito Federal terão aderido ao plano de metas.
Assessoria de Comunicação Social