Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes viram cientistas em escola pública da Serra Gaúcha
Início do conteúdo da página
PDE

Prefeitos festejam primeiro ano do PDE

  • Segunda-feira, 19 de maio de 2008, 12h04
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de junho de 2008, 09h08

Ministro da Educação fala sobre o primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) (Foto: Júlio César Paes)O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 19, que não há outro caminho para atingir as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) senão pela transparência, responsabilização dos agentes públicos e intensa mobilização da sociedade. A declaração foi feita no Encontro dos Prefeitos, que vieram a Brasília celebrar o primeiro ano do plano e firmar convênios com o MEC. “O dia de hoje simboliza esse caminho, com alinhamento das ações da União, dos estados e dos municípios”, disse.

Dos 5.563 municípios brasileiros, apenas 118 ainda não aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação. “Vamos buscar esses prefeitos em casa se for preciso”, disse o ministro, relembrando a Caravana da Educação, que visitou todos os estados brasileiros para garantir que governadores e prefeitos fizessem a adesão. A idéia da visita surgiu após a divulgação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2005, quando os dirigentes do MEC perceberam que os municípios com os mais baixos indicadores eram os que menos buscavam apoio do ministério.

Dos 5.563 municípios brasileiros, apenas 118 ainda não aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação. (Foto: Júlio César Paes)No próximo mês será divulgado o Ideb referente a 2007. Haddad acredita que a divulgação dos indicadores vai provocar uma discussão importante em cada cidade e escola. “Mas não podemos tentar justificar por que foi bom ou ruim. Temos que nos debruçar sobre as causas e pensar no que fazer para melhorar, mesmo se tiver sido bom.”

O ministro lembrou que esse é um ano eleitoral. Por isso, segundo ele, os convênios firmados com as prefeituras pelo PDE são plurianuais, para que tenham continuidade. “Temos que selar um pacto entre nós mesmos e com os próximos gestores, para que nenhuma ação seja descontinuada. Divergências podem ocorrer em outras áreas, mas não na educação”, frisou. As metas do PDE vão até 2022, ano do bicentenário da independência brasileira.

No Encontro dos Prefeitos, que ocorre no Brasília Alvorada Park, os gestores dispõem de estandes para firmar os convênios com os programas do MEC – como o Proinfância, de construção de creches, e o Caminho da Escola, de aquisição de ônibus escolares – e salas de atendimento para sanar dúvidas.

Assista ao pronunciamento do ministro Fernando Haddad: 

Discurso do ministro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Letícia Tancredi

Conheça as opiniões dos dirigentes e educadores sobre o PDE

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página