Prefeitos levam computadores às escolas
Localizada na Costa Leste do Ceará, a 125 quilômetros de Fortaleza, Fortim está entre os mais de 12 mil municípios que vão receber laboratórios de informática do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Presente na cerimônia que celebra o ano um do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o prefeito do município, Caetano Guedes Júnior, já fez sua adesão a programa. “Vamos instalar computadores em mais três escolas”, comemorou o prefeito.
Assim como ele, até o meio-dia desta segunda-feira, 19, mais de 400 prefeitos tinham aderido ao programa, que neste ano vai distribuir 9 mil laboratórios de informática para as escolas urbanas e outros 3 mil para escolas rurais. “Além de assinarem o termo de compromisso, os prefeitos estão indicando as escolas que vão receber os computadores e também tirando dúvidas sobre o programa”, ressaltou o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky.
Parte do PDE, a informatização das escolas vai além da distribuição de computadores. Inclui também a instalação da rede banda larga, que permite conexão rápida à internet, e a capacitação dos professores para utilizar as tecnologias em sala de aula. Até junho, a banda larga será instalada em mais de duas mil escolas e, até 2010, todas as escolas urbanas estarão conectadas. Já na área da capacitação, o MEC já deu inicio a formação de mais de 100 mil professores da rede pública de ensino.
Renata Chamarelli