Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pró-Reitores discutem PDE em Porto Alegre
Início do conteúdo da página
PDE

Pró-Reitores discutem PDE em Porto Alegre

  • Terça-feira, 22 de maio de 2007, 13h55
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de julho de 2007, 14h13

Termina nesta terça-feira, 22, o 20º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), que teve o tema Unidade na Diversidade. O evento se encerra com a minuta da Carta de Porto Alegre. O documento trará os principais temas debatidos no encontro, ocorrido no teatro do prédio 40 do Campus Central da PUCRS, na capital gaúcha.

Temas como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), Universidade Nova, carga horária dos cursos de graduação, relação ensino-pesquisa-extensão, educação a distância e professor-equivalente, entre outros, estão incluídos na Carta. O documento possibilitará que instituições de ensino superior participem em conjunto de reflexões que ajudem a unir propósitos comuns no âmbito da educação superior como um sistema federativo.

Na abertura do evento, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, falou sobre os desafios e responsabilidades das instituições de ensino superior públicas e privadas. Além disso, abordou a Universidade Aberta do Brasil: Democratização do Acesso à Educação Superior pela Rede Pública de Educação a Distância.

Mota destacou que o país tem a consciência de que a educação é o grande marco desta década. “A educação tem que se naturalizar como direito de todos, exercida por todos e transferida para as próximas gerações, como no caso da democracia e da estabilidade da moeda brasileira, que já estão incorporadas à nossa sociedade”, ressaltou o secretário. “Toda nação tem a educação como elemento mais eficiente e eficaz de transformação da sociedade”, concluiu Ronaldo Mota.

Objetivos — Segundo a coordenadora do evento, vice-presidente do ForGRAD e Pró-Reitora de Graduação da PUCRS, Solange Medina Ketzer, os objetivos do organismo são formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional.

O ForGRAD também pretende contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem ao pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos govertitle_aliasntais e outros segmentos da sociedade civil. (Assessoria de Imprensa da SESu/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página