Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > PDE leva ensino técnico e profissional ao interior do Piauí
Início do conteúdo da página
PDE

PDE leva ensino técnico e profissional ao interior do Piauí

  • Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 08h54
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de julho de 2007, 14h14

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) prevê a construção de seis escolas técnicas federais no Piauí, das 150 instituições que serão implantadas em todo País até 2010. As novas escolas de ensino profissionalizante serão construídas em Corrente, Piripiri, São Raimundo Nonato, Paulistana, Angical do Piauí e Uruçuí. As unidades estarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Piauí.

Os municípios foram definidos como cidades-pólo para aproveitar o potencial de desenvolvimento da região e a proximidade com os arranjos produtivos locais. Em Corrente e São Raimundo Nonato, que abrangem a mesorregião sudoeste piauiense, os cursos serão voltados para a agropecuária e o turismo, respectivamente. Em Piripiri, no norte do estado, o foco será a confecção. Paulistana, no sudeste, contará com cursos na área de mineração. Em Uruçuí, terão prioridade o biodiesel e a soja. Angical do Piauí, na mesorregião centro-oeste, será contemplada com cursos sobre serviços para atender os arranjos produtivos locais.

Hoje, além do Cefet, o Piauí tem cinco unidades de educação profissional e tecnológica — duas unidades de ensino descentralizadas (Uned), em Floriano e Picos; o Colégio Agrícola de Bom Jesus, o campus Amilcar Ferreira Sobral e o Colégio Agrícola de Teresina, estes três últimos ligados à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página