Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Chamada pública tem divulgação de resultado adiada para outubro
Início do conteúdo da página
PDE

11º Fórum Nacional da Undime começa hoje em São Luís

  • Quarta-feira, 13 de junho de 2007, 15h27
  • Última atualização em Quarta-feira, 25 de julho de 2007, 09h39

São Luís — O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), financiamento da educação básica, Fundeb e ensino fundamental de nove anos são alguns dos temas que serão abordados no 11º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que se realiza em São Luís, Maranhão, desta quarta-feira, 13, ao dia 16.

Na abertura do encontro, nesta noite, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fará conferência sobre o PDE. Cerca de mil secretários municipais de educação de todas as regiões do Brasil estarão presentes no evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O fórum ocorre no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

Além dos debates sobre questões relevantes para a educação pública brasileira, o encontro servirá para a eleição da nova diretoria da Undime e a elaboração da Carta do Fórum. Reunindo demandas, sugestões e propostas para a educação pública municipal, a carta será encaminhada ao Ministério da Educação e à Presidência da República.

Uma novidade deste fórum é a organização de salas de atendimento institucional para aproximar os dirigentes municipais de educação de programas, projetos e ações do governo federal, informando e esclarecendo dúvidas, diz a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Também haverá um espaço especial para os municípios exporem suas experiências. As palestras, os debates e as rodas de conversas programados buscam promover reflexão sobre os temas mais desafiadores para os dirigentes nesses novos tempos de educação básica”, explica Pilar. Uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) está no encontro fazendo atendimento institucional.

O currículo, a aprendizagem e o ensino fundamental de nove anos serão os primeiros temas de quinta-feira, 14, apresentados por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seguida, os jornalistas Ana Aranha, da revisa Época, Antônio Góis, do jornal Folha de S. Paulo, e Marcelo Canellas, da TV Globo, falarão sobre Ações da Sociedade Civil e a Escola Pública: a visão dos meios de comunicação.

No dia 15, o jornalista Gilberto Dimenstein falará sobre A Cidade e o Conhecimento e as professoras Fúvia Rosenberg, da PUC de São Paulo, e Carmem Craidy, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordarão o tema Educação Infantil, Possibilidades: o que e como fazer?

Sábado, 16, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, apresenta os resultados da Prova Brasil e os desafios para os dirigentes municipais da educação.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página