Lançadas diretrizes do PDE em Natal
Natal — O ministro da Educação, Fernando Haddad, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), André Lázaro, e o secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas, lançaram na tarde desta terça-feira, 19, em Natal, as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Na cerimônia, a governadora do estado, Wilma Maria de Faria, apresentou a Agenda de Educação do Rio Grande do Norte, em que se compromete a cumprir as diretrizes previstas no PDE. O evento reuniu 118 representantes municipais. O estado tem 167 municípios.
O secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas, apresentou as diretrizes do PDE e explicou que o plano está estruturado em quatro eixos principais: melhoria da qualidade da educação básica; ação sistêmica das políticas de educação; regime de colaboração entre estados e municípios; e o Plano Nacional da Educação — incentiva a criação de planos municipais e estaduais que apresentem metas específicas à realidade de cada região.
Segundo Chagas, o PDE pretende resolver os problemas de acesso, permanência e aprendizado da educação básica. “Um dos focos do Compromisso Todos pela Educação é que os municípios alcancem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6. Hoje, esse índice é de 3,8. Isso só será possível a partir de um regime de colaboração”, avaliou Chagas.
Brasil Alfabetizado — O secretário André Lázaro expôs as linhas gerais do programa Brasil Alfabetizado, que combate o analfabetismo de pessoas a partir de 15 anos. Redesenhado, o programa federal vai destinar uma bolsa de R$ 200,00 aos professores que já alfabetizam crianças para que ensinem jovens e adultos no contraturno de suas aulas. “O objetivo é atender 14 milhões de brasileiros que ainda não sabem ler e escrever”, destacou Lázaro. Nos últimos quatro anos, 350 mil alunos do Rio Grande do Norte participaram dos cursos de alfabetização.
Lázaro também convidou os secretários de educação estaduais e municipais para discutir as ações do Brasil Alfabetizado em uma reunião que ocorrerá nesta quarta-feira, 20, na sede do Cefet-RN.
Maria Clara Machado