Ministro visita escolas de Natal
Natal — Ao som de violinos, o ministro da Educação, Fernando Haddad, foi recebido na manhã desta terça feira, 19, no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, em Natal. A visita do ministro faz parte das ações de lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Rio Grande do Norte. Acompanhado do titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), André Lázaro, do secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas e do secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, o ministro conheceu as instalações da escola.
São nove salas de aula e cinco laboratórios — dois de informática, um de biodiagnóstico, um de ciências e um de manutenção de computadores e eletrônica —, além de uma biblioteca. “Já iniciamos a construção de outras seis escolas profissionais em seis cidades-pólo do Rio Grande do Norte”, adiantou Haddad.
As aulas do centro, construído e equipado com recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), tiveram início em dezembro de 2006. Hoje, são oferecidos cursos de gestão para micro e pequenas empresas e de técnico em manutenção de computadores. O centro atende 320 alunos. Para matricular-se, o estudante precisa
ter concluído o ensino médio. Ao final de um ano e meio de aulas, o formando recebe o certificado de técnico.
Ainda na manhã desta terça-feira, o ministro participa da inauguração da quinta unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) na Zona Norte de Natal, completando a primeira etapa de expansão da educação profissional na região. Na visão do ministro, essa modalidade de ensino oferece perspectivas de formação a grande parte dos estudantes. “Um sexto dos brasileiros chega a universidade. Os outros cinco sextos precisam de um horizonte profissional mais amplo, que pode ser oferecido pela educação profissional”, ressaltou o ministro. Ao final da visita, Haddad cumprimentou os 35 estudantes de música da escola municipal Márcia Pires. A despedida foi ao som de forró.
Após a visita à escola Senador Jessé Pinto Freire, a comitiva do MEC seguiu para a sede do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), também em Natal. O ministro conversou com o vice-presidente da Associação das Community College do Canadá, Paul Brennan. Ele está no Rio Grande do Norte para celebrar parceria com o Cefet. “Teremos a oportunidade de trocar experiências em relação à inserção de mulheres desfavorecidas no mercado de trabalho”, destacou o canadense. A parceria envolverá faculdades canadenses e as 13 instituições de educação profissionalizante do Norte e do Nordeste já no segundo semestre de 2007.
Haddad interrompeu a visita ao Cefet para ouvir representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional de Natal. Entre as reivindicações levadas ao ministro, os sindicalistas pedem mudanças no Decreto nº 6.095, deste ano, que cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. De acordo com os manifestantes, o decreto tira a autonomia dos Cefets. Mas, na visão do ministro, a autonomia das instituições não está ameaçada. “O que queremos é alavancar a educação profissional e também o ensino médio tradicional, que precisa do apoio dos Cefets”, avaliou.
Maria Clara Machado