Ministro fala em educação de qualidade
Maceió - “O povo de Alagoas será realmente emancipado e cidadão quando tiver acesso pleno à educação de qualidade”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao chegar em Maceió, nesta quarta-feira, 25. Haddad está em Alagoas para lançar o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) e buscar a adesão do estado e dos municípios ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação.
Os 96 municípios alagoanos avaliados pelo MEC obtiveram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) inferior à média nacional, que é 3,8. E desses 96 municípios, 77 apresentam índice menor de 2,7, o que os classifica como prioritários nas políticas de atendimento do ministério. Alagoas tem 102 municípios.
De acordo com o governador Teotônio Vilela Filho, o PDE representa uma oportunidade única para mudar o quadro precário da educação no estado. “Nesse momento, Alagoas começa um salto para a frente e nós estamos nessa empreitada”, diz.
Dados apresentados por técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ao ministro Haddad, durante encontro com Teotônio Vilela Filho e com o secretário estadual de educação, Fábio Farias, revelam três realidades que o PDE ajudará a enfrentar: 43% da população economicamente ativa tem, em média, menos de sete anos de estudo formal; 43% do eleitorado ativo é analfabeto; e entre a população com mais de 15 anos, 30% são analfabetos.
Em Maceió, Haddad foi recepcionado também pelo grupo folclórico Guerreiros de Alagoas. Nesta quinta-feira, 26, em Arapiraca, o ministro apresenta o PDE e o Compromisso Todos pela Educação.
Ana Guimarães