Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novo Brasil Alfabetizado chega a Alagoas
Início do conteúdo da página
PDE

Novo Brasil Alfabetizado chega a Alagoas

  • Quinta-feira, 26 de julho de 2007, 05h28
  • Última atualização em Quinta-feira, 26 de julho de 2007, 08h17

As novas ações do programa Brasil Alfabetizado chegam a mais um estado da região Nordeste. Alagoas, que apresenta índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) entre 1,5 e 3,6 ― 100% abaixo da média nacional ― tem 77 municípios incluídos no grupo prioritário do Brasil Alfabetizado. A taxa de analfabetismo do estado, de 29,27%, está acima da média nacional, que é de 13,63%. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE-2005), Alagoas possui 598.583 habitantes, com 15 anos ou mais, analfabetos.

O novo Brasil Alfabetizado busca mudar esse quadro aumentando a participação de estados e municípios na distribuição de recursos para a alfabetização. A participação deles será feita com a montagem de planos plurianuais municipais e estaduais, com aspectos pedagógicos, de gestão e supervisão, e com a definição de metas consistentes de alfabetização e de continuidade na educação de jovens e adultos.

Outra ação é o pagamento de bolsas para professores que, no contra-turno das aulas, trabalharem na educação de jovens e adultos. Em 2006, a Secretaria Estadual de Educação de Alagoas cadastrou 29.457 alfabetizandos e 1.350 alfabetizadores. O Ministério da Educação pagará diretamente bolsas de R$ 200,00 para os alfabetizadores e de R$ 300,00 para os coordenadores de turma. O município que aderir ao programa também receberá recursos para a formação de alfabetizadores, compra de materiais didático e pedagógico, merenda e transporte.

Selo — Para incentivar a ação alfabetizadora nos estados foi criado o selo Município Livre do Analfabetismo, que será concedido às cidades que alcançarem 97% de alfabetização, e Município Alfabetizador, para aquelas que, em 2010, tiverem reduzido a taxa em 50% em comparação com os dados de 2001.

Cíntia Caldas

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página