Interior ganha três pólos da UAB
Arapiraca (AL) — Alagoas é a sede de três novos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os municípios de Maragogi, Olho D'Água das Flores e Santana do Ipanema já podem oferecer a seus moradores cursos de nível superior com a garantia de qualidade das universidades públicas.
Em Maragogi, cidade conhecida pela beleza de suas praias, a novidade é a chegada dos cursos de hotelaria, sistemas de informação, gestão em saúde, ativação de processos de mudança na formação e pedagogia. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do estado. Há outros sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São, portanto, cursos de nível superior oferecidos gratuitamente por instituições de reconhecida qualificação.
Em Santana do Ipanema, há sete opções para garantir o acesso à educação superior aos alagoanos. Os cursos de pedagogia, sistema de informação, física, matemática, gestão em saúde, ativação de processos de mudança na formação e educação física são uma oportunidade extra para os moradores que não podem estudar na capital, principalmente para os professores da educação básica. A prioridade da UAB é a formação desses professores, já que o foco do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é aumentar a qualidade do ensino nas séries iniciais.
O PDE será oficialmente levado a Alagoas nesta quinta-feira, 26, quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentará o plano de metas do compromisso Todos pela Educação no estado.
Ana Guimarães