Plano para melhorar índices do Ideb
Os secretários estaduais de educação se prontificaram a colaborar com os municípios na elaboração de seus planos de ação articulados, previstos no Compromisso Todos pela Educação. A iniciativa foi acertada na sexta-feira, 27, em reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em Brasília.
O plano de ação deve ser apresentado por todas as cidades que pretendem melhorar seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto precisa conter um diagnóstico do sistema educacional local, as metas a serem atingidas e as propostas para alcançá-las.
A decisão dos secretários estaduais de educação pode auxiliar os dirigentes municipais e os consultores do MEC a elaborar um projeto mais adequado à realidade de cada cidade.
Mobilização — Segundo o diretor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Arlindo Cavalcanti Queiroz, as secretarias estaduais podem auxiliar na mobilização dos municípios e no acesso dos consultores às localidades mais distantes. “A rede estadual pode desenvolver algum programa que seja facilmente aplicado nas escolas municipais para melhorar o ensino local. E essa iniciativa pode ser inserida no plano de ação municipal”, explica.
Durante a reunião, ficou acertado, ainda, que os estados deverão elaborar seus planos de ação para melhorar os Idebs estaduais. Para isso, será constituído, em breve, um grupo de trabalho com a participação do MEC e do Consed para auxiliar nessa tarefa.
Flavia Nery