Escola integral: desafio para os gestores
Secretários municipais de educação das 106 maiores cidades do País estão reunidos nesta sexta-feira, 3, em Brasília, para conhecer experiências bem-sucedidas de educação em tempo integral. O encontro, promovido pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de apresentar aos dirigentes a metodologia de ensino em dois turnos, a qual integra as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
De acordo com o secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do MEC, André Lázaro, o desafio é ampliar o tempo e o espaço educativos para garantir a aprendizagem dos alunos. “Nesse processo, as atividades do contraturno devem dialogar com o projeto pedagógico da escola”, defende. Para ele, a mobilização proposta pelo PDE prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade.
O secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, analisou a amplitude do PDE. Para ele, a proposta abrange desde a educação infantil até a pós-graduação. “O PDE tem cerca de 30 ações, que se subdividem em mais de 72 atividades. É preciso atacar vários problemas para melhorar a qualidade da educação básica”, avalia.
Segundo a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Maria de Salete Silva, o desafio proposto pelo ministério vai ao encontro de preceitos defendidos pelo Unicef para garantir a educação individualizada a toda criança. “Podemos orientar esse trabalho mostrando as possibilidades de formação dos atores envolvidos no ensino integral, como gestores, empresários e organizações não-governamentais”, diz.
Estudo — Nesse processo, o Unicef vai iniciar uma pesquisa, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), para conhecer as atividades desenvolvidas em 40 municípios com alto índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), apesar da elevada vulnerabilidade social.
Flavia Nery
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