Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira etapa do Revalida 2017 será aplicada neste domingo, 24
Início do conteúdo da página
PDE

PDE é lançado no Amapá

  • Terça-feira, 07 de agosto de 2007, 12h35
  • Última atualização em Quarta-feira, 08 de agosto de 2007, 07h07

Macapá — Saias rodadas invadiram o palco do Teatro das Bacadeiras, em Macapá. O batuque do marabaixo, maior tradição folclórica local, foi o ritmo que anunciou a chegada do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) ao Amapá, segundo estado da Região Norte a receber a visita da Caravana da Educação.

O governador Waldez Góes aproveitou para aderir ao Plano de Metas do Compromisso Todos pela Educação. Isso significa que o Amapá terá de aumentar sua nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,1 para 5,3 até 2022, ano do bicentenário da independência brasileira.

“Não tenho dúvidas de que o os avanços da educação chegarão ao Amapá, com o PDE”, acredita o governador. Para Góes, a visita do ministro Fernando Haddad anuncia uma nova fase de gestão educacional no estado. “O Ministério da Educação está estabelecendo uma relação direta com os municípios. Esse pacto trará grandes avanços”, ressaltou o ministro. Desde 1970, o Amapá não recebe visita de um ministro da educação.

Haddad também acredita que a parceria direta com os municípios amapaenses trará mudanças. “Enviaremos técnicos do MEC aos municípios para fazer um diagnóstico da educação nessas localidades e agiremos em parceria”, explicou o ministro.

Relação íntima — Para Haddad, a presença da professora Maria do Pilar Lacerda como titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), tendo antes sido presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), demonstra que o MEC procura uma relação íntima com os municípios. A secretária acredita que essa visão estruturalista da educação trará um novo paradigma de gestão educacional. “Tudo deve ser observado pensando-se na educação. Os diretores das escolas, por exemplo, não podem ser escolhidos por indicação política, mas pela competência”, explicou.

O Amapá é o décimo estado a aderir ao Plano de Metas Todos Pela Educação. O lançamento do PDE no estado foi, para o ministro, o começo de um trabalho. “Eu não vim aqui lançar um plano e sim começar uma parceria para garantir educação de qualidade às crianças do Amapá”, enfatizou Fernando Haddad.

Ana Guimarães

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página