Alunos com deficiência recebem atenção
Macapá — A Escola Estadual Santa Maria fica na rodovia Duque de Caxias, que dá acesso a Macapá (AP). O estabelecimento atende 250 crianças que são, em maior parte, provenientes de localidades pobres da região metropolitana de Macapá.
Alguns alunos com deficiência chegaram à escola sem que os pais soubessem informar o grau de comprometimento e a necessidade de atendimento que tinham. Por falta de recursos ou por desconhecimento, diz a coordenadora pedagógica da escola, Ana Maria Soares, os pais não tinham levado as crianças ao médico e não havia um diagnóstico capaz de orientar a ação dos professores.
A escola então se responsabilizou pela inclusão dos alunos. A direção procurou a Central de Atendimento aos Surdos (CAS) do Amapá, solicitou o auxílio de um especialista e foi atendida. Uma psicóloga vem à escola duas vezes por semana e atende quatro alunos com diferentes necessidades especiais.
A Escola Estadual Santa Maria também pediu à Secretaria de Educação do Amapá uma pedagoga especializada em inclusão de alunos com deficiência. Há um mês, a professora Rusine Panteja está na escola para atendê-los. “Esses alunos têm um carinho todo especial aqui na escola”, ressalta Ana Maria.
Ana Guimarães