Metas e mobilização reforçam PDE
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 13, que o diferencial do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é a incorporação da responsabilidade aos conceitos educacionais. “A partir do momento em que o governo divulga os dados de qualidade do ensino por escola, estabelece metas e combina desempenho e fluxo nos exames nacionais, começa a mobilização das famílias”, explicou Haddad. Ele participou da abertura do seminário internacional Educação no Século 21: Modelos de Sucesso, na Câmara dos Deputados.
Na avaliação do ministro, a aproximação das famílias com as escolas públicas é essencial para o sucesso de qualquer plano educacional. “A vantagem do PDE é a total transparência em relação aos dados de qualidade e a intensa mobilização da sociedade.”
O evento, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, apresenta experiências internacionais bem-sucedidas que podem ser aproveitadas pelo Ministério da Educação. Para o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o Brasil precisa identificar casos internacionais de sucesso e adequá-los às nossas especificidades. “Não há modelos universais. Devemos identificar as características básicas que deram certo em outros países”, analisou.
O presidente da Comissão de Educação, Gastão Vieira (PMDB-MA), lembra que o seminário não oferecerá respostas aos problemas da educação brasileira. “O objetivo desse encontro é formular perguntas para melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, disse. O seminário é o primeiro de um ciclo de três encontros sobre ensino básico. O tema do segundo seminário, em 17 de setembro, será o ensino médio; o do terceiro, em 15 de outubro, a educação infantil.
Flavia Nery