Amazonas enfrenta desafio da educação
O Amazonas será o 11º estado a receber a Caravana da Educação, que chega na próxima segunda-feira, dia 20. O Ministério da Educação e o governo do estado convidaram os prefeitos dos 62 municípios amazonenses para participarem do lançamento das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no estado.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda e dirigentes do MEC estarão na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para discutir as metas do PDE com representantes do governo estadual e das prefeituras.
A Caravana da Educação vai ao Amazonas para garantir a adesão dos governos estadual e municipais ao plano de metas do compromisso Todos pela Educação, que norteia as ações do PDE. O estado deve, segundo as expectativas, atingir nota 5,5 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)— indicador que estabelece escala de zero a dez — até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
Ao aderirem ao plano de metas, o estado e as prefeituras se comprometem a seguir as 28 diretrizes previstas no Compromisso, que estabelecem medidas como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento individual de cada aluno.
Dos 48 municípios amazonenses que tiveram a qualidade do ensino avaliada pelo Ministério da Educação, 30 foram classificados como de atendimento prioritário. A qualidade da educação no estado está abaixo da média nacional, com nota 3,3 nas primeira séries do ensino fundamental — a média nacional é 3,8.
Ana Guimarães