UAB estimula formação de professor
Com quatro pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Amazonas oferece este ano 1.080 vagas a educadores da rede pública para capacitação. Os pólos estão instalados nos municípios de Coari, Lábrea, Manacapuru e Maués. Ao todo, são oferecidos sete cursos, em parceria com as universidades federais do Amazonas (Ufam) e de São Paulo (Unifesp), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Professor do ensino fundamental em Manacapuru, Gilliard Silva da Costa acredita que o pólo da UAB no município vai estimular os educadores a se reciclarem profissionalmente. “Cada oportunidade para formação de professores que surge aqui a gente abraça porque fica mais fácil se aperfeiçoar”, disse. Professor de matemática da sexta à oitava série, ele pretende fazer um curso da UAB quando tiver disponibilidade de horário.
A formação de professores por meio da UAB é uma das prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. Para inaugurar o PDE no Amazonas e garantir a participação do estado e dos municípios, o ministro Fernando Haddad visita Manaus na segunda-feira, 20, e na terça, 21.
Flavia Nery