Estado ganha seis novas escolas técnicas
O Ministério da Educação vai quadruplicar o número de escolas técnicas no estado do Amazonas até 2010. O Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica construirá seis unidades de ensino no estado, que já possui duas instituições tecnológicas.
As novas escolas serão implantadas nas cidades-pólo de Tabatinga, Lábrea, Presidente Figueiredo, Parintins, Maués e Coari, e funcionarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM). Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região: fruticultura (Maués); avicultura, pecuária e cultivo do feijão (Lábrea); piscicultura (Parintins); turismo ecológico (Presidente Figueiredo); e agricultura (Tabatinga).
PDE — A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo MEC. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o país.
Os municípios que receberão essas instituições foram definidos para atender às localidades no interior do Brasil e periferias dos grandes centros urbanos. Foram considerados os Arranjos Produtivos Locais (APL) com o objetivo de reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura da região.
Lançamento — No próximo dia 21, o ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugura o Centro de Documentação e Informação (CDI) do Cefet-AM, às 11h30, em Manaus. O CDI é um prédio que abrigará a biblioteca, auditórios, videotecas e salas de estudo.
Flavia Nery