Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Acompanhe ao vivo: a abertura da Conabe
Início do conteúdo da página
PDE

Alunos recepcionam Caravana

  • Quarta-feira, 29 de agosto de 2007, 15h14
  • Última atualização em Quinta-feira, 30 de agosto de 2007, 08h24

Alunos da rede estadual de ensino da Paraíba recepcionam o ministro da Educação no lançamento do PDE (Foto: Walter Rafael -Secom PB)João Pessoa — Ao som de zabumba, pandeiro, triângulo e sanfona, 16 alunos da rede estadual de ensino público apresentaram um espetáculo que mostrou um pouco da cultura paraibana e nordestina e abriu nesta quarta-feira, 29, o encontro que lançou as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no estado.

Cerca de 700 pessoas — entre prefeitos, representantes das secretarias municipais de educação e do governo do estado, reitores e membros da comunidade — lotaram o espaço cultural José Lins do Rego.

A Caravana da Educação está na Paraíba para mobilizar os prefeitos e o governo estadual para que participem do PDE aderindo ao plano de metas do Compromisso Todos pela Educação. A Paraíba é o nono estado nordestino visitado pela caravana, que tem como prioridade levar apoio aos 1.242 municípios brasileiros com os mais baixos índices educacionais do país.

Cerca de 60% dos 1.242 municípios já aderiram ao plano e vão receber atendimento prioritário do MEC para melhorar a qualidade da educação básica. Só na Paraíba, há 111 municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional, que é de 3,8.

O secretário de educação do estado, Neroaldo Pontes de Azevedo, lembrou que o plano pretende garantir direitos previstos na Constituição Federal de 1988. “A educação é direito subjetivo de todos e é dever do Estado e da família”, disse. O secretário acrescentou que o regime de colaboração entre a União, estados e municípios está no texto constitucional e é fundamental para que o direito à educação seja garantido.

Na apresentação das ações do PDE, o secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas, explicou que o foco do plano de metas é melhorar os índices de educação básica, a partir das diretrizes previstas no Compromisso Todos pela Educação. São 28, no total, que norteiam as ações do PDE a fim de assegurar o acesso, a permanência e o aprendizado efetivo. Os estados e os municípios que aderirem ao plano se comprometem a seguir todas as diretrizes e recebem apoio técnico e financeiro do ministério para alcançar as metas. Até 2021, a expectativa é de que o Ideb nacional chegue a 6, índice de países desenvolvidos.

Maria Clara Machado

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página