Lançamento do PDE em Goiás nesta quinta
Os campi da Universidade Federal de Goiás nos municípios de Catalão e Jataí serão ampliados. O Ministério da Educação vai investir R$ 34 milhões do Plano de Expansão das Universidades Federais para a ampliação dos campi até o final de 2009. Com as novas instalações, em 2010, serão oferecidos 35 cursos diferentes e criadas 3,4 mil vagas em Catalão e 3,4 mil vagas em Jataí. De acordo com o censo de 2005, Goiás tem cerca de 149 mil alunos na educação superior.
A formação de professores da educação básica está entre as prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em Goiás, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar cerca de 1,7 mil vagas de formação inicial a professores em exercício que não têm graduação.
Os cursos serão ministrados em parceria com instituições públicas de ensino superior e com a adesão de estados e municípios, em dez municípios-pólo: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cezarina, Formosa, Goianésia, São Simão, Uruana. Ao todo, são 12 cursos em parceria com as universidades de Brasília, Federal de Goiás e Federal de São Carlos.
O Plano de Desenvolvimento da Educação foi lançado em abril pelo Ministério da Educação. Para apresentar o plano em Goiás e garantir a participação do estado e dos 246 municípios da região, o ministro Fernando Haddad visita Goiânia nesta quinta-feira, 25.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação