Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Participação familiar ajuda sucesso do PDE
Início do conteúdo da página
PDE

Participação familiar ajuda sucesso do PDE

  • Terça-feira, 09 de outubro de 2007, 17h44
  • Última atualização em Quarta-feira, 10 de outubro de 2007, 13h16

Rio Branco ― “A escola precisa ser mais pública e menos estatal”, disse o ministro Fernando Haddad, na tarde desta terça-feira, 9, no lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), na secretaria de educação do Acre, em Rio Branco.

O ministro disse que a comunidade precisa participar do processo de melhoria da qualidade da educação porque não há possibilidade de sucesso do PDE sem mobilização das famílias.

Na visão do ministro, os pais têm que se envolver tanto quanto os gestores escolares. Precisam fiscalizar se as metas do plano estão sendo seguidas pela equipe escolar e também ajudar a melhorar os índices escolares a partir de parcerias com a escola.

“As famílias são as mais interessadas na melhoria da educação, já que seus filhos aprendem mais quando isso ocorre”, ressaltou o ministro.

Haddad destacou ainda que a novidade do PDE é inaugurar uma cultura de qualidade, em que, além do acesso da criança à escola, é preciso assegurar o aprendizado efetivo de cada aluno. “Por isso, viemos até aqui estabelecer um regime de trabalho com o estado e com as prefeituras”, afirmou.

Representantes de todos os 22 municípios acreanos participaram do lançamento do PDE, mesmo com as dificuldades de acesso a que estão sujeitos, já que na maior parte do estado não há estradas e o transporte fluvial é restrito.

“Com a adesão de todos ao PDE, com a expansão universitária e da rede de educação tecnológica, temos certeza de que o estado dará um salto qualitativo”, assegurou o ministro. A expansão universitária levou um campus da Universidade Federal do Acre a Cruzeiro do Sul, cidade distante 700 quilômetros da capital. A Universidade da Floresta, como é conhecido o campus, já funciona em instalações provisórias e deve ficar pronto até 2010. Já a expansão federal da rede de educação profissional e tecnológica trará uma escola a Rio Branco e outras duas unidades serão construídas nos municípios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

O ministro elogiou o trabalho do governo acreano, que vem atrelando crescimento socioeconômico e investimentos em educação. “O Acre já galgou degraus importantes e está melhor que há dez anos atrás. Em 2010, o cenário será ainda mais expressivo”, comemorou.

Para que isso seja possível, o ministro espera estabelecer compromissos com todos os municípios do estado até abril do ano que vem, a partir da adesão de cada um ao plano de metas do Compromisso Todos pela Educação e da elaboração de planos de ações articuladas, de acordo com as dificuldades de cada região. Os planos norteiam as estratégias para melhorar a educação de cada rede.

Maria Clara Machado

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página