Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Acompanhe ao vivo: a abertura da Conabe
Início do conteúdo da página
PDE

Gestão democrática é realidade no Acre

  • Terça-feira, 09 de outubro de 2007, 16h50
  • Última atualização em Quarta-feira, 10 de outubro de 2007, 11h04

Rio Branco — Uma biblioteca no lugar de uma quadra esportiva. A comunidade próxima à escola estadual de ensino fundamental Clínio Brandão, que fica na periferia de Rio Branco (AC), votou e decidiu manter o bosque nos fundos da escola, ao invés de desmatá-lo para construir a quadra. As decisões da escola são compartilhadas com pais, alunos, funcionários e parceiros do colégio. Por causa da gestão apoiada no estreito relacionamento com a comunidade e do comprometimento da equipe escolar é que a diretora, Jaqueline Guimarães, é exemplo de boa gestão.

Ela ficou em segundo lugar na oitava edição do prêmio estadual de gestão escolar de 2007, que oferece reconhecimento e prêmio em dinheiro aos três melhores gestores da rede estadual a cada ano. Com os R$ 7,5 mil que recebeu, a diretora pretende equipar o bosque — onde já funciona uma biblioteca à sombra de árvores —  com carteiras, mesas de jogos, tabuleiros e ainda construir um barracão de artes, capaz de abrigar aulas de música, teatro e artes plásticas. A quadra não foi esquecida e a diretora luta agora para conseguir um novo terreno para a construção.

Jaqueline e outras 19 colegas igualmente exemplares participaram nesta terça-feira, dia 9, de um almoço com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, e com o governador do estado, Binho Marques. Eles quiseram saber como esses 20 diretores bem-sucedidos conseguem fazer o que muitos diretores de escolas públicas do Acre ainda não descobriram: garantir o aprendizado efetivo dos alunos.

Dos 22 municípios acreanos, 20 estão entre os 1.242 com menor desempenho educacional do país, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O governador Binho Marques explica que a educação ficou muito tempo esquecida e que só a partir de 1999 começou a haver um movimento de valorização da área. “Estávamos atrás de todos os outros estados da Federação. Hoje, nossa nota em educação está pouco abaixo da nacional”, afirmou, ao se referir à nota do estado no Ideb: 3,2. A média nacional é 3,8.

No almoço com os diretores, os dirigentes do MEC e do estado puderam conhecer de perto experiências como a de Jaqueline, que evidenciam ser possível fazer cada aluno aprender, mesmo em condições desfavoráveis.

Gestão democrática — O estado investe na gestão democrática como uma das maneiras de melhorar a qualidade da educação. A medida também é uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde 2003, para dirigir uma escola pública estadual, o diretor precisa se inscrever no processo seletivo da secretaria estadual. Caso passe nas duas fases eliminatórias do concurso, o candidato ainda precisa ser eleito pela comunidade escolar. O processo seletivo é realizado a cada quatro anos. Este ano, haverá concurso e a primeira etapa ocorre no dia 10. A secretaria estima que a eleição movimente cerca de 400 mil eleitores, entre pais, alunos, professores e funcionários. Aproximadamente 800 professores da rede estadual acreana já se inscreveram para uma das 245 vagas de diretor. 

Maria Clara Machado

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página