Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais de 13 mil docentes estão inscritos na Plataforma Freire
Início do conteúdo da página
PDE

Interior gaúcho ganha escola técnica

  • Sexta-feira, 26 de outubro de 2007, 09h21
  • Última atualização em Quarta-feira, 31 de outubro de 2007, 14h45

Escola Técnica de Passo Fundo oferece cursos gratuitos de sistemas de informação e de mecânica industrial (Foto:Divulgação)A região norte do Rio Grande do Sul ganha uma unidade de ensino descentralizada com a inauguração, na terça-feira, 30, às 16h, da Escola Técnica de Passo Fundo, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas. Participarão da solenidade o ministro da Educação, Fernando Haddad; o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco; a governadora Yeda Crusius e o prefeito Airton Dipp.

A nova escola integra a primeira fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, que prevê a construção de 64 unidades de ensino técnico. Em 46 delas, as aulas já começaram. Na escola de Passo Fundo foram investidos R$ 3 milhões. A unidade oferece gratuitamente, desde 1º de outubro, a 160 estudantes, cursos técnicos de nível médio em sistemas de informação e em mecânica industrial.

Por sua posição geográfica, Passo Fundo, com 188 mil habitantes, a 290 quilômetros de Porto Alegre, é um pólo regional, referência em comércio, serviços, saúde e educação para mais de 200 municípios. A economia é baseada nos setores de turismo, comércio, agricultura, pecuária e indústria de construção civil e de transformação. Cursos sintonizados com a economia regional estão previstos para os próximos semestres.

A partir do próximo ano, o Ministério da Educação dará início à segunda fase do plano de expansão. Serão construídas mais 150 escolas técnicas no País, num investimento de R$ 750 milhões. Só no Rio Grande do Sul serão mais dez — Erechim, São Borja, Santa Rosa, Osório, Bagé, Venâncio Aires, Porto Alegre, Camaquã, Caxias do Sul e Panambi. Em 2010, a rede federal chegará a 354 unidades, com cerca de 500 mil vagas — hoje, são 175 escolas técnicas.

Felipe De Angelis

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página