PDE é lançado em Porto Alegre
A Caravana da Educação chega ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 30. O ministério da Educação e o governo gaúcho convidaram os prefeitos dos 494 municípios do estado para participar da solenidade e discutir as metas do plano. O ministro da Educação, Fernando Haddad, e a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, lançam o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), às 10h, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. A governadora Yeda Crusius assina o termo de adesão do estado ao Compromisso Todos Pela Educação.
No Rio Grande do Sul, o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) é de 4,2 nas primeiras séries do ensino fundamental, enquanto a média nacional é de 3,8, numa escala de zero a dez. Dos 494 municípios, 79 têm Ideb abaixo da média brasileira. Destes, 24 terão atendimento prioritário do Ministério da Educação. Segundo as projeções, até 2022 ― ano do bicentenário da Independência do Brasil ― o Rio Grande do Sul deve atingir média de 6,3 no Ideb.
A visita da Caravana da Educação tem como propósito obter a adesão do estado e dos municípios ao plano de metas do compromisso Todos pela Educação, norteador das ações do PDE. Ao aderir ao plano, governo e prefeituras comprometem-se a seguir as 28 diretrizes previstas no compromisso, que estabelece medidas como alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento individual de cada aluno.
Com a visita ao Rio Grande do Sul, a Caravana da Educação terá passado por 16 estados desde 9 de maio. Já foram visitados o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Goiás.
Assessoria de Comunicação Social