Esporte garante empenho de alunos
Garantir o empenho de jovens na escola e afastá-los de riscos sociais, como o uso de drogas, parece tarefa difícil. Mas bastou a iniciativa simples de uma escola pública de Porto Velho para a meta se tornar realidade. Por meio da prática do vôlei, o Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra garante o bom desempenho dos alunos e oferece a eles boas perspectivas de ingresso no ensino superior.
Aos 14 anos, Fernanda Amaral, 1,80 metro, cursa a oitava série do ensino fundamental. Ela é destaque do time de vôlei da escola. O desempenho como atleta rendeu a ela uma vaga no time profissional da Faculdade São Lucas, que já ofereceu bolsa de estudos caso Fernanda seja aprovada no vestibular.
Graças ao projeto Fábrica de Atletas, outros 80 alunos da quinta à oitava série do ensino fundamental e médio terão a mesma oportunidade. Sandro Silveira, professor de educação física, treina os melhores jogadores fora do horário das aulas. Convênio com a Faculdade São Lucas oferece atendimento médico, odontológico e fisioterapia aos alunos da escolinha de vôlei.
Todos os participantes da Fábrica de Atletas também têm bolsa de estudos garantida caso passem no vestibular. O pré-requisito é não ter média inferior a sete em nenhuma das disciplinas. “Eu estudo muito porque amo jogar vôlei”, diz Fernanda. “Se minhas notas caírem, estarei fora do time.” No bimestre passado, sua média foi superior a nove em todas as matérias.
O resultado do projeto surpreendeu. Todos os quatro times da escolinha de vôlei foram campeões do estado. Três deles participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Poços de Caldas, Minas Gerais. O sucesso dos times e a oferta da faculdade despertaram o interesse. Os alunos passaram a estudar mais para obter a média sete. “Eu fico monitorando as notas dos alunos para saber quem pode ou não entrar no time”, conta a diretora da escola, Iná de Aquino Freire.
Para o professor Sandro, criador e treinador da escolinha, o sucesso vai além da vitória em campeonatos. “Aqui, o vôlei é um instrumento social que utilizamos para formar cidadãos”, afirma. “O esporte ensina valores.”
Ana Guimarães