Novo campus abre mais vagas em Mato Grosso
Sinop (MT) — O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na manhã desta quarta-feira, em Sinop, 500 quilômetros ao norte de Cuiabá, que o campus avançado da Universidade Federal de Mato Grosso deve receber, até 2010, pelo menos cinco mil alunos. O ministro inaugurou, no município, a primeira etapa de expansão do campus, primeira atividade da Caravana da Educação em Mato Grosso.
Haddad lembrou ainda que a partir da estruturação dos cursos de graduação virão os de pós-graduacão e, muito em breve, o campus avançado de Sinop poderá se constituir no embrião da pretendida Universidade Federal do Norte de Mato Grosso. “Sem educação, jamais poderá haver plano de desenvolvimento sustentável. Por isso, estamos investindo em todas as etapas de ensino”, disse.
As primeiras obras do campus avançado da UFMT em Sinop foram iniciadas em 1992, quando a família do fundador da cidade, Enio Pipino, doou o terreno para a construção. “Passamos um longo período no qual a interiorização e a abertura de cursos da rede federal superior e técnica foram esquecidas. Agora, são pelo menos 60 cidades beneficiadas com novos campi universitários e 150 com a implantação de escolas técnicas e profissionalizantes”, afirmou Haddad.
A caravana chegou no início da tarde a Cuiabá e, com a presença do governador Blairo Maggi, do ministro Haddad e da secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, vai apresentar o Plano de Desenvolvimento da Educação aos prefeitos.
Assessoria de Comunicação Social