Educação ganha espaço em Mato Grosso
Cuiabá — Patrimônio histórico de Cuiabá, o Liceu Maria de Arruda Müller foi fundado em 1879. Na época, o estado de Mato Grosso ainda era província. Desde então a escola, que hoje atende a 1.878 alunos, é sinônimo de boa educação na capital mato-grossense.
“O ex-governador Dante Martins de Oliveira se formou aqui. Aliás, até um ex-presidente da República já foi nosso aluno”, garante o diretor do liceu, Francisco de Assis Ferreira, referindo-se ao ex-presidente Eurico Gaspar Dutra. Tamanha tradição motivou a visita do ministro da Educação, Fernando Haddad, às instalações do colégio, que ocupa uma quadra inteira do bairro Quilombo, área central de Cuiabá.
As alunas Ana Rita Viana e Fabíola Martins, que terminaram o ensino médio esse ano, aproveitaram a visita do ministro para fazer uma solicitação. Elas pediram mais vagas nas universidades públicas. Haddad respondeu às alunas com dados da expansão universitária que prevê a criação de 6.100 vagas no ensino superior do estado. “Teremos mais vagas no menor prazo possível”, afirmou o ministro.
Haddad está em Mato Grosso para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que ocorre nesta quarta-feira, 28, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 16h. Este é o vigésimo destino da Caravana da Educação.
Ana Guimarães