Estudantes saúdam chegada da caravana
Cuiabá ― Vindos de Poconé, município ao sul do estado e a 100 quilômetros da capital, 27 estudantes das redes públicas estaduais e municipais de ensino invadiram nesta quarta-feira, 28, o Hotel Fazenda Mato Grosso. Com os rostos pintados, os ‘mascarados’ de Poconé chegaram dançando para anunciar a chegada da Caravana da Educação ao seu 20º destino, Mato Grosso.
O lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no estado foi um evento marcado pelo comprometimento. As três esferas de governo ― federal, estadual e municipal ― se uniram para a assinatura do Compromisso Todos pela Educação e garantir que o estado atinja as 28 metas do plano.
O governador Blairo Maggi considerou a ocasião um marco para a educação do estado. “A partir daqui construiremos o futuro”, disse. Mato Grosso tem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,6 pontos, abaixo da média nacional, que é de 3,8 pontos, numa escala que vai de zero a dez. Mas o baixo Ideb também significou um desafio para o estado, que foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de ações articuladas para mudar o quadro.
“Achávamos que fôssemos chegar aqui para iniciar o trabalho, mas já encontramos muitas coisas em andamento”, explicou o ministro Fernando Haddad. Para ele, Mato Grosso tem um arranjo educacional consistente. “Consideramos o estado uma potência educacional emergente”, disse.
Dos 141 municípios de Mato Grosso, 101 aderiram ao Compromisso Todos pela Educação antes do lançamento do PDE, e nesta quarta-feira o estado também fez sua adesão. Do conjunto de municípios, 21 terão atendimento prioritário do Ministério da Educação por apresentar índices muito baixos.
Ana Guimarães