Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Médicos residentes farão intercâmbio e estágio voluntário
Início do conteúdo da página
PDE

Alunos catarinenses mostram inventividade

  • Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007, 11h48
  • Última atualização em Terça-feira, 11 de dezembro de 2007, 12h12

Um veículo de três rodas que utiliza energia alternativa, um sistema de rastreamento e uma máquina que integra computador à parte física de uma nova estrutura são algumas das invenções dos alunos da unidade de Florianópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Santa Catarina. A instituição recebeu a visita do ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta segunda-feira, 10, na chegada da Caravana da Educação ao 23º estado.

Na visita, Haddad, o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, e a senadora Ideli Salvati (PT-SC) viram de perto o desenvolvimento dos trabalhos de alunos de cursos técnicos (nível médio) e tecnológico (nível superior). Daniel Lúcio, 26 anos, e Eduardo Bidese, 21, do curso superior de automação industrial, desenvolveram a instalação dos motores, dos circuitos eletroeletrônicos e da conexão com o software de uma máquina capaz de construir pequenas placas de circuito impresso. “Essas placas servem para fazer a ligação entre a parte física da máquina e o programa de computador e são fundamentais para fazer a máquina funcionar”, explicou Silvana Rosa de Sá, coordenadora do curso superior. Segundo Silvana, essas placas, em sua maior parte, são importadas pelas indústrias brasileiras. Cada uma custa cerca de R$ 50 mil. “Queremos implantar um mestrado para desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.”

O ministro interessou-se também pelo trabalho do estudante Jerônimo Lopes, 21 anos. Aluno do curso superior em sistemas digitais, Jerônimo conseguiu localizar o carro do ministro em poucos segundos, a partir de um sistema de rastreamento de veículos em tempo real. Pelo sistema, semelhante a um GPS, é possível acompanhar pela internet, por exemplo, local, data e velocidade do veículo.

Outro projeto que chamou a atenção de Haddad foi a construção de um veículo de três rodas cujo objetivo é verificar a possibilidade de desenvolvimento de energia sustentável para locomoção. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico em automobilística.

“O crescimento da economia só será sustentável se houver qualificação da mão-de-obra. A expansão da rede federal dos Cefets é fundamental para que isso ocorra”, destacou Haddad. Um dos exemplos usados pelo ministro é a Petrobrás, que paga cerca de R$ 15 mil por mês a um soldador na área de petróleo em razão da falta de trabalhadores especializados.

Durante a visita, Haddad participou da cerimônia de posse da diretora-geral do Cefet-SC, Consuelo Santos. O ministro elogiou o trabalho da diretora, que foi reeleita pela comunidade escolar. “O compromisso assumido com a população de Santa Catarina é exemplo de bons resultados, já que o desempenho dos estudantes catarinenses nas avaliações nacionais e internacionais é sempre satisfatório”, disse o ministro.

Maria Clara Machado

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página