Universidade Aberta chega a 11 municípios
A formação de professores do ensino básico está entre as prioridades do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No Paraná, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai ofertar 2.040 vagas de formação inicial a professores em exercício que não tenham graduação.
Os cursos serão ministrados em 11 cidades-pólo: Astorga, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Ibaiti, Nova Tebas, Foz do Iguaçu, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco e Siqueira Campos. Ao todo, serão 15 cursos, ministrados em parceria com as universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Paraná (UFPR), de São Carlos (Ufscar), de Santa Catarina (UFSC), do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e a Universidade de Brasília (UnB).
Expansão universitária – De acordo com o censo de 2005, o Paraná tem 312.098 alunos matriculados na educação superior. Das 172 instituições de ensino superior paranaenses, 22 são públicas. Até o final de 2009, serão destinados R$ 6,2 milhões para o campus do litoral da UFPR, situado no município de Matinhos, que atenderá a dois mil alunos até 2010.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a primeira universidade tecnológica do país, também foi beneficiada com o plano de expansão. Passou a atender a 12,5 mil alunos, distribuídos nos campi de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco, Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. Em 2006, foram investidos R$ 4 milhões na UTFPR.
Assessoria de Comunicação Social