Rede tecnológica ganha mais seis escolas
O Paraná vai ganhar seis novas escolas técnicas até 2010. Como prevê o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, serão implantadas unidades nas cidades-pólo de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Umuarama, Paranavaí e Telêmaco Borba. O estado já tem 11 instituições, em Apucarana, Londrina, Francisco Beltrão, Toledo, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Curitiba, Pato Branco, Dois Vizinhos e Medianeira.
As novas instituições funcionarão vinculadas à Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serão aproveitados os arranjos produtivos de cada região — turismo, em Paranaguá e Foz do Iguaçu; agroindústria, em Umuarama, Paranavaí e Telêmaco Borba; e agropecuária e comércio em Jacarezinho.
A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo Ministério da Educação. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o país.
Os municípios que receberão as novas instituições foram definidos para atender a localidades no interior do Brasil e periferias dos grandes centros urbanos. Foram levados em conta os arranjos produtivos locais para reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura da região.
Assessoria de Comunicação Social