Impostos garantem ações do PDE
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou nesta segunda-feira, 21, em seu programa de rádio semanal Café com o Presidente, as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) financiadas com impostos pagos pela população. “Nós vamos terminar 2010 com 13 universidades federais novas construídas no Brasil”, afirmou Lula. “Em 93 anos, fizemos apenas 140 escolas técnicas profissionais; vamos fazer mais 214 até dezembro de 2010.”
O presidente referia-se aos planos de expansão das universidades federais e das escolas técnicas que constam do PDE. No caso da ampliação das instituições tecnológicas, 39 escolas foram inauguradas e estão em funcionamento em áreas carentes de mão-de-obra especializada.
Lula lembrou a necessidade de contratar funcionários, proposta também inserida no PDE, para trabalhar nessas novas instituições. “Precisamos contratar professores, contratar técnicos, contratar pessoas para fazer essas escolas funcionarem”, disse.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, em dezembro de 2007, a criação de 25.465 cargos para compor os quadros de pessoal das novas escolas técnicas federais e 27.320 para as universidades federais.
Flavia Nery