Minas Gerais adere ao PDE
Belo Horizonte — A secretária de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães, confirmou nesta quinta-feira, 28, a adesão do governo mineiro ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ela entregou o termo de adesão, assinado pelo governador Aécio Neves, no encontro promovido pela Associação dos Municípios Mineiros, esta manhã, em Belo Horizonte.
Em seu pronunciamento, a secretária ressaltou o importante papel desempenhado pelo Ministério da Educação na unificação política em torno das metas propostas pelo PDE. “Nós, aqui em Minas Gerais, já estamos na direção proposta pelo governo federal, mas entendemos o apelo para que toda a nação se coloque na mesma direção”, afirmou.
Com o compromisso de Minas Gerais e a anunciada adesão de São Paulo, o PDE recebe o apoio de todos os 26 estados e do Distrito Federal. Em Minas Gerais, dos 853 municípios, 752 já assinaram o termo de adesão.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou que um país só pode sustentar o crescimento econômico a partir da efetivação de um pacto nacional, com o qual todos os entes federados — municípios, estados e União — se comprometem a cumprir as 28 diretrizes do PDE. “Não há caso no mundo no qual o crescimento econômico não esteja atrelado a um esforço muito grande em busca de uma educação de qualidade. E o Brasil está no caminho certo”, disse o ministro.
Segundo Haddad, a passagem da caravana por Minas Gerais tem o sentido de somar esforços para elevar os indicadores educacionais no Brasil. “O estado apresenta bons índices, mas temos que elevá-los ainda mais”, ressaltou. O ministro ainda citou a meta de atender todos os municípios brasileiros que obtiveram índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) abaixo da média nacional (3,8) até abril do próximo ano.
Os 1.242 municípios classificados como prioritários — com Ideb inferior a 2,7 — são os primeiros a receber o apoio do MEC. Destes, 22 são de Minas Gerais.
Assessoria de Comunicação Social
Republicada com acréscimo de informações