Programas mineiros inspiraram PDE
Belo Horizonte - A experiência da rede municipal de Belo Horizonte foi fonte de inspiração para o programa Mais Educação, que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo desse programa é ampliar a jornada dos alunos da rede pública a fim de melhorar o rendimento escolar. A revelação foi feita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 28, durante o Fórum Mineiro de Educação.
Haddad e especialistas do Ministério da Educação estão na capital mineira para o lançamento regional do PDE. O encontro desta manhã reuniu prefeitos, secretários de educação, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e a comunidade para discutir a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais.
Haddad afirmou que a Provinha Brasil, que será realizada pela primeira vez neste ano, também foi inspirada em um programa mineiro chamado Pró-Alfa, que verifica o processo de alfabetização de crianças de seis a oito anos. “É bom lembrar que a Provinha Brasil não é um instrumento de avaliação, e sim de gestão. A partir dela, o professor vai poder verificar os avanços e as dificuldades das crianças durante o período da alfabetização”, ressaltou o ministro.
O ministro aproveitou o Fórum para detalhar outras ações do PDE. “O plano traz uma novidade específica: é a primeira vez que temos uma radiografia de cada escola pública brasileira”, disse, referindo-se à Prova Brasil, que avalia habilidades de leitura e matemática de crianças de 4ª e 8ª séries da rede pública. A Prova Brasil também ajuda a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).
O ministro fez questão de frisar que Minas é o estado com o maior número de universidades federais. São 11, além das previstas na expansão universitária – duas novas instituições e oito campi vinculados a universidades federais já existentes.
O estado também é o que apresenta mais escolas técnicas. Conta com 25 unidades, a que se somarão outras 13, entregues até 2010: uma da primeira fase do processo de expansão da rede federal – em Varginha, que deve ficar pronta até o final de 2008 – e outras 12 da segunda fase.
Após a apresentação do PDE, o ministro visitou o Cefet-MG e duas escolas de ensino fundamental.
Letícia Tancredi