PDE é apresentado a jornalistas de Minas
Belo Horizonte – Minas Gerais tem 853 municípios. Para fazer com que os moradores de todas essas localidades conheçam seus direitos em educação, o MEC convocou os comunicadores do estado para uma reunião. Foi realizado nesta quarta-feira, 5, a quinta edição do Encontro Regional de Comunicadores MEC/Abert, na capital mineira. “As pessoas humildes do interior de Minas precisam de vocês para entender que devem participar da vida escolar de seus filhos”, apontou o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o papel dos comunicadores no engajamento da comunidade em torno da escola.
Cerca de 50 jornalistas receberam explicações detalhadas sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e sobre as mais de 50 ações que compõem a nova política pública em educação. “O PDE adicionou ao orçamento do MEC recursos da ordem de R$ 19 bilhões por ano. Precisamos aumentar o grau de controle por parte da sociedade para garantir a maior transparência possível na aplicação desses recursos”, ressaltou Haddad. De acordo com o ministro, os comunicadores têm papel central em agregar valor social à educação.
O diretor-geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Cavalcanti, esteve presente. A Abert é co-organizadora do encontro. Também presente, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Reinaldo Pena, destacou o papel da comunicação na garantia do acesso à educação de qualidade. “Os jornalistas 'entram' todos os dias nas casas da população. Se quisermos uma pátria realmente livre, precisamos divulgar amplamente as oportunidades que o PDE traz para o país”, defendeu.
Os encontros regionais de comunicadores MEC/Abert já reuniram profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, nos quatro eventos anteriores. A previsão é de que os próximos encontros sejam em São Paulo e Curitiba, até abril.
Ana Guimarães