Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Método criado por Paulo Freire completa 54 anos neste mês
Início do conteúdo da página
Benefícios

Capes prorroga bolsas no exterior por 30 dias

  • Sexta-feira, 17 de abril de 2020, 15h22
  • Última atualização em Segunda-feira, 20 de abril de 2020, 09h02

Medida objetiva garantir segurança aos pesquisadores que estão em países com fronteiras fechadas durante a pandemia

A duração de bolsas internacionais de pesquisadores que voltariam ao Brasil em abril foi prorrogada por 30 dias. A medida da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi pensada para dar mais segurança aos bolsistas que estão perto do término do benefício em países com fronteiras fechadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Para solicitar a prorrogação no pagamento da bolsa, os pesquisadores devem entrar em contato com técnicos da Capes pelo sistema Linha Direta. De acordo com a Coordenação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é preciso encaminhar documentos que informem sobre o encerramento de fronteiras e aeroportos, fechamento da instituição e a validade do visto de estudante. Os bolsistas receberão um documento com orientações sobre os cuidados necessários para permanência no exterior, manutenção do pagamento das bolsas e medidas a serem adotadas caso optem pelo retorno ao Brasil.

Segundo a Capes, há 3.300 pesquisadores com bolsas no exterior e todos foram questionados, via Linha Direta, sobre o desejo de permanência ou retorno ao Brasil. Ao todo, 582 já estão no país e outros 25 em procedimento de retorno. “Nestes tempos de grande incerteza, a solidariedade e a assistência aos nossos bolsistas que se encontram no exterior é a nossa maior preocupação”, afirmou o presidente da Capes, Benedito Aguiar.

Caso seja necessário, a Coordenação permite que o próprio bolsista compre a passagem de volta, desde que comunique o procedimento à coordenação com antecedência. Nestas condições, há reembolso de até 70% do valor do auxílio-deslocamento. Aqueles que receberam o auxílio para a compra da passagem em parcela única para os trechos de ida e volta podem solicitar à Capes um complemento, caso o valor da remarcação ultrapasse o auxílio pago.

Os bolsistas que recebem bolsa nacional e se encontram fora do país deverão consultar seu programa de pós-graduação brasileiro sobre a possibilidade de reativação da bolsa nacional se quiserem voltar ao Brasil antes do fim do período no exterior.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Assunto(s): MEC , Capes , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página