Em 48 horas, exame conta com mais de meio milhão de inscrições
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 já tem 524 mil inscritos, sendo 93 mil para o ensino fundamental e 431 mil para o ensino médio. Os números foram obtidos às 10h desta quarta-feira, 18 de abril, quando se completaram 48 horas de abertura do sistema de inscrição.
O volume de inscritos em apenas dois dias equivale a um terço do total de inscrições da edição de 2017. Brasileiros que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada e querem tentar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio têm prazo até 23h59 de 27 de abril para se inscreverem, gratuitamente. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.
Com o objetivo de auxiliar os participantes, o Inep preparou um passo a passo. O participante deve ficar atento porque precisa fazer algumas escolhas que não podem ser alteradas, caso das respostas ao questionário socioeconômico. Outras informações só podem ser alteradas durante o período de inscrição, caso da cidade onde prefere fazer as provas, o nível de ensino e áreas do conhecimento.
Durante a inscrição, o participante deve escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar o certificado ou a declaração parcial de proficiência, caso consiga a nota mínima exigida. Também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.
O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação. Uma novidade desta edição é que o participante que obteve nota mínima em qualquer área do conhecimento no Encceja 2017 não terá a opção dessa área este ano. Automaticamente, o sistema de inscrição apresentará para seleção apenas as áreas de conhecimento em que o participante ainda precisa de nota para obter o certificado.
Atendimento – Outra melhoria é relacionada aos atendimentos. Os participantes que solicitaram atendimento especializado no Encceja 2017 e tiveram seu documento comprobatório aprovado não precisarão enviar novamente a documentação. Se a solicitação de atendimento especializado for a mesma, ela será aprovada automaticamente. As solicitações de atendimento por nome social são posteriores à inscrição, e devem ser feitas entre 30 de abril e 4 de maio.
O Encceja Nacional será realizado em 5 de agosto. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30. Em todas as localidades deverá ser seguido o horário de Brasília. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Além do Encceja Nacional, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Encceja Exterior, em 16 de setembro, para brasileiros que vivem em outros países. Também serão realizadas edições para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior. Essas duas edições serão realizadas em setembro, sendo no exterior entre os dias 17 e 21, e no Brasil nos dias 18 e 19.
Encceja – O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa a certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos. Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. no ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
Acesse o formulário para fazer a inscrição
Assessoria de Comunicação Social