Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC dá posse a reitores de institutos federais de Brasília e do Pará
Início do conteúdo da página
TV Escola

Série especial traz entrevista com a cineasta Tizuka Yamasaki

  • Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017, 11h58
  • Última atualização em Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017, 20h10

Dedicada à educação brasileira, suas experiências e conquistas, a Rede Escola, revista eletrônica da TV Escola, apresenta uma entrevista exclusiva com a cineasta Tizuka Yamasaki, diretora do documentário 1817, a revolução esquecida. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 15, às 19h, e o filme, que abre a série História, será exibido a seguir, às 21h.

Produzido pela emissora e pelo Ministério da Educação em comemoração ao bicentenário da Revolução Pernambucana, o documentário tem como base a obra literária A noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira. A maioria das cenas foi gravada no estado palco desse movimento emancipacionista.

Esta edição da Rede Escola tem como personagem principal o professor. O programa traz relatos de experiências pedagógicas de sucesso e uma reportagem sobre a saúde física e mental do professor diante dos questionamentos trazidos para dentro da sala de aula em torno da violência urbana e digital.

Com depoimentos de profissionais da educação e médicos, será mostrado também um alerta importante sobre a síndrome de Burnout, uma alteração emocional relevante ocasionada pelo acúmulo de tarefas e pela pressão psicológica. 

O Rede Escola conta ainda a história de um professor que estudou em escola pública e, com os exemplos dos seus mestres, resolveu seguir a carreira. A seguir, o telespectador conhecerá os vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que destaca projetos exemplares desenvolvidos em sala de aula por professores de arte.

Prêmio – A educação plural, inclusiva e acessível é o foco de uma reportagem sobre o congresso anual do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que encerra o ano de 2017 com a importante conquista do prêmio Reimagine Education 2018, considerado o “Oscar” da educação mundial. O instituto ganhou o primeiro lugar na categoria “Educação híbrida”, com o projeto do curso on-line e presencial de pedagogia bilíngue.

O Rede Escola vai ao ar às sextas-feiras, às 19h; aos sábados, às 16h, aos domingos, às 12h e às segundas-feiras, às 12h30.

Assessoria de Comunicação Social 

Assunto(s): tv escola , Rede Escola , cineasta
X
Fim do conteúdo da página