Filme vencedor do Prêmio TAL abre a programação de agosto da emissora
Vencedor da categoria Ficção do Prêmio TAL – Televisión America Latina, o documentário dramatizado 1817 – A revolução esquecida, produzido pela TV Escola, abre o mês de agosto ganhando espaço na grade de programação da emissora vinculada ao MEC. A atração vai ao ar em três sessões: sexta, 3, às 22h; sábado, 4, às 19h e, no domingo, 5, às 14h.
Com direção de Tizuka Yamasaki e Ricardo Favilla, 1817 – A revolução esquecida consagra a primeira incursão da TV Escola na produção desse formato de documentário. A história relata uma revolução que poderia ter dado um rumo diferente à história do Brasil, mostrando a revolução separatista pernambucana de 1817 com base nas pesquisas do escritor Paulo Santos de Oliveira para o romance A noiva da Revolução.
Os protagonistas do drama são Klara Castanho e Bruno Ferrari, integrantes de um elenco com mais de 20 atores. Com cenas gravadas em locais onde a verdadeira história aconteceu, como o Pátio de São Pedro e o Convento de Santo Antônio, no Recife, o relato histórico tem início em março de 1817.
É a partir dessa data que a narração conta que, em Pernambuco, um levante civil-militar foi promovido pela maçonaria, se estendendo à Paraíba, ao Ceará e ao Rio Grande do Norte. Independentista e republicano, o movimento deu aos brasileiros, pela primeira vez, a noção do direito a governo próprio, Constituição, Exército, Marinha, bandeira e embaixadores no exterior, além de liberdade e democracia.
Além da exibição na TV Escola, o filme estará disponível, a partir de sexta-feira, no canal da emissora no YouTube.
Assessoria de Comunicação Social